Recolha de REEE - Projecto "Escola-Electrão"

Um dos maiores problemas ambientais da actualidade é gerir a quantidade de resíduos que são produzidos. A questão do lixo é de vital importância para a sobrevivência do planeta e a qualidade de vida da população.

O consumo infinito de produtos difíceis ou impossíveis de serem degradados, aumentou a produção de lixo, contaminando e destruindo o solo, o subsolo, a água e o ar.

A necessidade de minimizar a produção de resíduos e de assegurar a sua gestão sustentável transformou-se, numa questão de cidadania.

Um tipo de resíduos que normalmente não é muito divulgado, e cujos nível de produção, devido à inovação tecnológica e à expansão do mercado, têm sofrido um crescimento abismal, são os REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos).

Os REEE são compostos por substâncias perigosas que podem representar uma ameaça para o Ambiente e para a saúde pública, uma vez que contêm uma ampla gama de poluentes, incluindo um grande número de metais pesados, tais como o chumbo ou o cádmio, para além dos vários tipos de plástico, vidro, borrachas e outros metais como o alumínio, cobre, metais precisos, etc. (clique para ver os Efeitos da contaminação por metais pesados nos seres humanos.png)

Pela variedade de materiais presentes em cada produto, que representam um elevado grau de perigosidade, a valorização é, por vezes, difícil. Dadas as suas características, os REEE têm tido como destino mais frequente as lixeiras, os aterros, a incineração ou valorização sem qualquer pré-tratamento nem preocupação ambiental.

O tratamento de REEE é urgente e fundamental para o futuro do nosso planeta, exigindo-se da sociedade novas atitudes perante este tipo específico de resíduos.

Valorizar, reaproveitar ou reciclar em segurança os equipamentos electrónicos permite proteger o meio-ambiente e poupar recursos naturais, que cada vez são mais reduzidos.

Hoje em dia já existem ecopontos específicos para colocares os teus REEE, informa-te e descobre onde fica o mais próximo de tua casa!

Para alertar a comunidade escolar para este tipo de resíduos e para a urgência de os tratar, inscrevemos, no início do mês de Dezembro, a nossa escola numa iniciativa lançada pela Amb3e (Associação Portuguesa de gestão de resíduos), conhecida como o projecto “Escola Electrão”.  Este é um projecto a nível nacional que tem como principal objectivo sensibilizar e envolver professores, alunos, funcionários, pais e comunidade em geral, no esforço global da reciclagem e valorização dos resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE). Pretende-se com o projecto, criar hábitos de encaminhamento deste tipo de resíduos através de uma acção de recolha de REEE nas Escolas Aderentes, com atribuição de prémios em função do peso dos equipamentos acumulados.

A recolha durou 3 meses, durante os quais conseguimos acumular um número bastante considerável de REEE.

Apesar de não termos conseguido reunir REEE suficientes para ganhar algum tipo de prémio, achámos que cumprimos com os objectivos do projecto. Conseguimos criar novos hábitos de separação nos nossos colegas e na nossa escola.

O desenvolvimento do projecto despertou em nós a curiosidade de saber como se processam os tratamento de valorização e reciclagem de REEE, por isso visitámos as instalações de uma empresa no Seixal que actua na área de tratamento e valorização de REEE, a Recielectric.   

O projecto "Escola-Electrão" é uma iniciativa anual, se a tua escola ainda não participou talvez fosse boa ideia inscrevere-la na edição do próximo ano! Sabe mais em www.escolaelectrao.pt

 

 

 

 


Galeria de Fotos: Recolha de REEE

/album/galeria-de-fotos-recolha-de-reee/fotografia0008-jpg/

—————

/album/galeria-de-fotos-recolha-de-reee/fotografia0009-jpg/

—————

/album/galeria-de-fotos-recolha-de-reee/fotografia0010-jpg/

—————

/album/galeria-de-fotos-recolha-de-reee/fotografia0011-jpg/

—————

/album/galeria-de-fotos-recolha-de-reee/fotografia0012-jpg/

—————

/album/galeria-de-fotos-recolha-de-reee/fotografia0013-jpg/

——————————